Em um mundo totalmente conectado onde os concorrentes estão espalhados globalmente, o segredo para o sucesso é se tornar único através de uma marca e exercer exclusividade na venda de suas roupas, mas então surge a dúvida: Como proteger uma marca de roupas, porque devo registrar?
Porque ter uma Marca de Roupas Exclusiva?
Onde todos são iguais, ser diferente te torna único, o mercado de roupas e acessórios é muito grande, existem inúmeras empresas com produtos diferenciados e preços variados, porém quem investe em uma marca de roupas exclusiva garante seu espaço nesse mercado tão competitivo.
Quantas vezes somos bombardeados por campanhas publicitárias com uma infinidade de produtos e marcas, porém sempre quando tomamos a decisão de compra, geralmente somos influenciados pela credibilidade que a marca escolhida nos trouxe em sua apresentação.
O primeiro passo para ter uma marca de roupas exclusiva é a pesquisa de nomes, geralmente este processo é realizado com a ajuda de um especialista em branding que irá fazer um briefing (entrevista com suas preferências) para entender um pouco de seus gostos e desenvolver a identidade de sua marca.
O próximo passo é a criação do nome, este processo envolve muita pesquisa nas redes sociais e domínios, e o mais importante que é a consulta na junta comercial e a pesquisa de marcas registradas no INPI.
Encontrar um nome único nas redes sociais, domínio e junta comercial não é o suficiente para divulgar sua marca de roupas, é primordial realizar a pesquisa de marcas registradas no INPI.
O INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) é uma autarquia do governo federal ligada ao ministério da economia, é o único órgão responsável por conceder o certificado de marca registrada para um nome, ou seja, a propriedade e a proteção sobre sua marca de roupas.
Por isso a pesquisa de marcas registradas é tão importante, pois caso você utilize uma marca registrada, poderá ser processado por uso indevido de marca registrada ou crime de concorrência desleal (Art. 195, Lei 9.279/96).
Após realizar todas as pesquisas, caso sua marca esteja disponível, então o designer fará as artes do logotipo e a comunicação visual de sua marca, ou seja, ele irá criar a identidade visual de sua marca de roupas.
A credibilidade de uma marca de roupas é adquirida através de vários fatores, porém antes mesmo da compra, o que mais chama a atenção do cliente é a imagem que a marca transmite, sua identidade visual deve ser clara e alinhada com o segmento de atuação.
Sua marca de roupas deve estar presente no site, nas redes sociais, em fachadas de lojas, no material publicitário e nas embalagens, para que o cliente entenda que está lidando com uma marca profissional.
Por isso é tão importante investir na criação de uma marca de roupas com um especialista em branding, para transmitir credibilidade e se tornar único naquilo que se propõe a vender.
Porque Registrar uma Marca de Roupas?
Imagine que você investiu em todo o processo de criação de marca, desenvolveu suas redes sociais, sites, fachadas, embalagens e material publicitário e alguém começou a te copiar, ou pior, enganar seus clientes vendendo produtos com sua marca!
Caso isso ocorra, você deverá notificar a empresa que te copiou e se a cópia continuar você deve processá-la, porém você só vai conseguir reverter esta situação se sua marca estiver devidamente registrada junto ao INPI.
Segundo o Artigo 129 da Lei 9.279/96 (Lei da Propriedade Industrial), a propriedade de uma marca só se adquire com o registro junto ao INPI, e o sistema de registro no Brasil é o atributivo de direito, ou seja, terá prioridade para o registro quem entrar primeiro.
Por isso é extremamente importante entrar com o pedido de registro de marca antes mesmo de divulgar sua marca de roupas, pois se alguma pessoa ou empresa entrar com o registro de sua marca antes que você, poderá lhe impedir de usar.
O registro de marcas no INPI é um processo que dura em torno de 8 meses para se concretizar, porém você não precisa esperar todo esse tempo para começar a usar sua marca de roupas, com o depósito da marca junto ao INPI (entrada do pedido), um protocolo é gerado e lhe dará a segurança e proteção para usar sua marca até o certificado de marca registrada sair.
Por isso não perca tempo: Criou um nome único, para proteger sua marca entre com o registro imediatamente, pois a única forma de proteger sua marca de roupas é com o registro no INPI.
Como Proteger minha Marca de Roupas com Registro?
Como já dissemos anteriormente, a única forma de proteger uma marca é com o registro no INPI, porém para obter essa proteção é necessário submeter sua marca de roupas a um processo administrativo junto ao INPI.
O processo de registro de marcas pode ser realizado diretamente pelo interessado, porém recomendamos fortemente que você procure ajuda de um escritório especializado em registro de marcas.
O procedimento para registrar uma marca junto ao INPI obedece algumas regras previstas na Lei 9.279/96 e no manual de marcas, e deve ser acompanhado semanalmente através da Revista da Propriedade Industrial (RPI), que é a publicação oficial e o único canal oficial de comunicação do órgão.
Durante o processo de registro, sua marca poderá sofrer exigências, oposições, indeferimentos e nulidades e caso você não se manifeste de acordo com as regras e dentro do prazo previsto, sua marca será arquivada e ficará vulnerável para registro por outra empresa.
Com o processo de registro realizado e o certificado de marca registrada em mãos, você poderá proteger sua marca e exercer seu direito de exclusividade, impedindo judicialmente outra marca de roupas de usar sua marca nas redes sociais ou em qualquer outro canal de vendas.
Proteger sua marca de roupas é a única forma de ter a exclusividade em seu segmento e desfrutar da credibilidade que uma marca forte irá lhe proporcionar.
Quer saber se sua marca de roupas está disponível?
Clique no botão abaixo e faremos a Pesquisa de Marcas Registradas e a Análise GRATUITA de sua marca!