Busca gratuita de Marcas Registradas
Marca Nominativa, Figurativa, Mista, Tridimensional e de Posição!

Registro de Marca Nominativa, Figurativa, Mista, Tridimensional e de Posição – Qual a Diferença?

Registro de Marca Nominativa, Figurativa, Mista, Tridimensional e de Posição, entenda a diferença de cada uma dessas apresentações para o registro de sua marca.

O registro de marcas desempenha um papel crucial no mundo dos negócios, garantindo a identidade única e a proteção legal de produtos e serviços, neste artigo, exploraremos a importância do registro de marcas e as distinções entre marcas nominativas, figurativas e mistas.

Por que Registrar sua Marca é Crucial:

O registro de marcas é um passo estratégico para qualquer empresa que deseje construir e preservar sua identidade no mercado, ao obter o registro, a empresa assegura exclusividade no uso da marca, impedindo que terceiros a utilizem de forma indevida, além disso, o registro facilita a defesa legal em casos de violação, fortalecendo a posição da empresa no mercado e agregando valor à marca.

Como Registrar sua Marca:

O processo de registro de marcas no INPI pode parecer complexo, mas seguir alguns passos essenciais pode simplificar o procedimento, primeiramente, é crucial realizar uma pesquisa de marcas registradas, para garantir que a marca desejada não esteja em uso por outras empresas, em seguida, preencher corretamente os formulários de registro, apresentar a documentação necessária e pagar as taxas aplicáveis são passos fundamentais, por fim, contar com a assistência de uma empresa especializada em propriedade intelectual pode facilitar significativamente esse processo.

Marca Nominativa, Figurativa, Mista, Tridimensional e de posição:

Compreender as diferenças entre os tipos de marcas é vital para um registro preciso e abrangente, vamos discorrer um pouco sobre as diferenças entre o registro de marca nominativa, figurativa, Mista, Tridimensional e de Posição.

Marca Nominativa:

Marca nominativa é definida pelo texto ou palavras que compõem a marca, ou seja, é o registro somente do nome sem logotipos ou figuras, protege os termos fonéticos atrelados a palavra ou frase registrada.

Muitas empresas optam por realizar o registro da marca nominativa como base, mesmo que já solicitaram o registro de marca, pois como a marca nominativa não depende de figuras, mesmo que haja atualização da logomarca, o nome ainda continua protegido, o que não acontece com as marcas nominativas e figurativas que podem entrar em caducidade, caso o logotipo registrado permaneça por mais de 5 anos sem uso.

Exemplos de marcas nominativas:

SONY – PHILIPS – SAMSUNG

Marca Figurativa:

Caracterizada por elementos visuais, como logotipos, imagens ou gráficos, letras de alfabetos distintos da língua vernácula (ideogramas), tais como hebraico, cirílico, árabe, etc (nesse caso o significado das palavras em outro idioma não é protegido, somente os elementos gráficos da marca), é indicada para empresas que buscam proteger elementos visuais distintivos de sua identidade de marca.

Exemplos de marcas figurativas:

Marca Figurativa

Marca Mista

Marca Mista ou marca composta, é o sinal que combina elementos figurativos com nominativos, ou seja, o registro de marca mista protege tanto o logotipo como o nome da marca, é o tipo de registro mais comum.

Exemplos de marcas mistas:

Marca Nominativa, Figurativa, Mista, Tridimensional e de Posição
Marca Nominativa, Figurativa, Mista, Tridimensional e de Posição

Marca Tridimensional

Marca tridimensional é caracterizada quando é possível identificar o produto pelo formato tridimensional do mesmo ou de sua embalagem, ou seja, quando é possível reconhecer a marca só pelo formato do produto ou embalagem.

Exemplos de marcas tridimensionais:

Marca Tridimensional

Marca de Posição

A Marca de Posição é caracterizada pela aplicação de um símbolo em uma posição específica de um produto, tornando-o único e distinguindo dos concorrentes, a aplicação não deve ter função técnica, apenas comercial para ser caracterizada como marca de posição.

Exemplos de marcas de posição:

Marca de Posição
Marca de posição II

A importância de uma assessoria especializada para o Registro de Sua Marca

Agora que você já entende um pouco mais do mundo do registro de marcas, já pode decidir qual estratégia de registro faz mais sentido para seu negócio, só lhe resta buscar ajuda de um escritório especializado em registro de marcas e entrar com seu pedido de registro.

O processo de registro de marcas (seja marca nominativa, figurativa, mista, tridimensional ou de posição) é burocrático e requer uma ampla gama de conhecimentos, por isso é muito importante contar com a ajuda de um escritório especializado, nós da Imperatus atuamos em todo o Brasil, temos grande expertise em todo o processo de registro de marcas, agende atendimento gratuito com um de nossos especialistas e garanta a proteção do ativo mais valioso de sua empresa, sua marca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Veja também

Imperatus Whatsapp