Porque devo registrar uma marca? Vamos responder a essa pergunta ao longo deste artigo.
Antigamente uma empresa forte aos olhos do cliente era aquela que tinha uma estrutura grande, imóveis, várias unidades, grande número de funcionários, comerciais em canais de TV, entre outros.
Angariar um nome no mercado era um grande desafio e muito investimento revertido no chamado outbound marketing (marketing de interrupção), através de comerciais televisivos, outdoors, panfletos, folders, mala direta, telemarketing, brindes e assim por diante.
Com a ascensão da era digital, o big data e o crescimento frenético das redes sociais, a história mudou completamente, para construir uma marca forte e garantir presença marcante no mercado, basta ter uma boa estratégia de marketing e conteúdo relevante que desperte o interesse de seu público alvo. Através de publicações em blogs, redes sociais, vídeos, lives, e-books, e outros conteúdos (que tem por finalidade atrair a atenção do público alvo), é agregado valor à sua marca, aumentando a conversão em vendas, isso é o que chamamos de inbound marketing (marketing de atração).
As barreiras a novos negócios que antes eram imensas hoje praticamente não existem, qualquer pessoa que consiga chamar a atenção através de conteúdo relevante pode desfrutar dos benefícios da era digital.
E o que tudo isso tem haver com registro de marcas?
Praticamente tudo!
As mesmas barreiras que impediam a entrada de novos empreendedores também ocultavam duplicidade de uso em marcas e práticas de concorrência desleal.
Ex.: Há 15 anos atrás duas lanchonetes que usavam o mesmo nome em regiões diferentes dificilmente se encontrariam, porém hoje, evidentemente as duas teriam facebook, instagram, e vendas através de aplicativos delivery, a única maneira de uma das duas, três ou mais lanchonetes ter exclusividade sobre o nome em comum é com o registro da marca junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), e a primeira que registrar terá exclusividade sobre o termo, podendo por força judicial impedir que outras o utilizem.
O INPI é uma autarquia federal ligada ao Ministério da economia e único órgão governamental responsável pelo registro de propriedade industrial, este órgão detém a autoridade máxima concernente à registro de marcas, desenhos industriais e patentes, portanto só o registro na receita (CNPJ), na junta comercial, registro BR (para domínios) ou até mesmo em cartórios não garantem a exclusividade de uso da marca, visto que o INPI é a única autoridade para conceder tal proteção.
Porque registrar uma marca?
– Sistema atributivo de direito:
De acordo com o artigo 129 da Lei 9.279/96 (LPI) tem direito sobre a exclusividade de exploração de uma marca quem a registra, sendo assim, quem primeiro registrar uma marca terá exclusividade sobre o termo no segmento de atuação em todo o território nacional, podendo impedir que terceiros o utilizem, exercendo assim monopólio comercial sobre o nome no segmento.
– Segurança para investir na marca:
Os investimentos para construir uma marca forte são muito altos, site, fachada, redes sociais, artes publicitárias, campanhas, comerciais e papelaria institucional não são baratos, para que você tenha a segurança de investir nesses meios de marketing e publicidade sua marca deve ser registrada.
– Evitar processos por concorrência desleal:
Caso você receber uma notificação extra judicial de uma empresa com marca registrada e não se manifestar no prazo, ou se recusar a trocar de nome, poderá ser processado por concorrência desleal (Art.195, Lei 9.279/96), e arcar com altos valores de honorários advocatícios e indenizações, podendo até resultar em prisão.
– Não perder clientes:
A troca de um nome é um processo bem complicado e como consequência principal temos a perda de clientes, pois clientes compram marcas e não produtos ou serviços, e se a empresa vende por e-commerce ou aplicativos delivery a situação é pior ainda, pois os clientes só a reconhecem através da marca.
– Possibilidade de renda recorrente com a marca:
Se sua marca estiver registrada, você poderá explorá-la por franquias e licenças, o que é muito interessante, pois garante uma renda recorrente ao proprietário da marca, como exemplo temos diversas marcas conhecidas: MC Donalds, Burger King, Starbucks (Franquias) e Vivo, OI, Claro, Disney (Licenças);
– Possibilidade de venda da marca:
Uma marca registrada e com um branding bem trabalhado pode valer muito, construir uma marca forte é garantia de um patrimônio seguro. Ex.: Amazon, Apple , Google, Bradesco, Magalú, entre outras.
É muito caro registrar uma marca?
Essa é uma pergunta recorrente que recebemos, porém o conceito de caro ou barato é muito amplo, se comparado ao retorno financeiro obtido com a marca registrada e a segurança que o registro traz, podemos dizer que o valor é insignificante, tanto em taxas como os honorários.
Exemplo: O seguro de um carro 0km popular hoje gira em torno de R$2.000,00, então em 10 anos (que é o tempo da primeira proteção da marca), pagamos aproximadamente R$20.000,00 em seguro veicular, com o registro de uma marca podemos gastar menos de 15% desse valor para proteção no mesmo período, sendo que o carro desvaloriza cerca de 10% ao ano, enquanto a marca, se bem estruturada pode multiplicar seu valor por dezenas ou milhares de vezes.
Por fim, respondendo a pergunta do porquê registrar uma marca:
- Pela segurança, pois com o registro você evita perder dinheiro com troca de fachada, material publicitário, folders, outdoors, sites, redes sociais, e aplicativos de venda e o pior, ser processado por concorrência desleal o que é considerado um crime), –
- Pelo retorno financeiro (possibilidade de franquear ou licenciar a marca e receber royalties, e ainda vender a marca);
- Pelo legado de construir uma marca forte, e ganhar apreciação, autoridade e exclusividade no mercado em que atua, afinal marcas fortes se vendem sozinhas, pois clientes não compram produtos ou serviços, eles compram marcas.