Uma marca forte é sinônimo de venda, quem já não se viu precisando de um produto e logo pensamos em uma marca que é referência?
Um refrigerante, um sabão em pó, uma lâmina de barbear, até serviços de entretenimento como Streaming de vídeo e parques te máticos, a marca muitas vezes é confundida com o produto.
Por exemplo, nos itens citados acima, quem não pensou em marcas como: Coca-Cola, Omo, Gilete, Netflix e Disney?
O desafio de criar uma marca forte é grande e requer disciplina e empenho, não temos a pretensão de ensinar a jornada completa nesse artigo, porém deixaremos aqui alguns insights para que possa aplicar em sua empresa:
Passo 1 – Pesquisa de mercado:
Para saber quais são seus pontos fortes, você deve conhecer o mercado em que atua ou pretende atuar e para isso, algumas perguntas básicas devem ser respondidas.
Exemplo:
a- Quem são ou serão seus concorrentes? O que fazem de bom? Onde estão falhando? Quanto cobram?
b- Quem são seus clientes? O que gostam? Como compram? Quais são as dores deles? O que eles buscam?
c- Qual é o potencial do mercado? qual o poder de compra do público alvo? Como será esse mercado daqui a 5, 10, 15, 20 anos ou mais?
d- Como pretendo entregar meus produtos ou serviços? Quais serão os canais de venda? Que parceiros terei nesse mercado? Consigo escalar minhas vendas? Há possibilidade de franquear ou licenciar minha marca?
Com essas e muitas outras perguntas você poderá criar a persona de seu cliente, e terá clareza dos pontos fortes de seus produtos ou serviços em comparação ao que há no mercado.
Passo 2 – Escolha do nome e criação da marca:
O nome é o principal ativo de uma empresa, já dizia o rei Salomão, que o bom nome é mais digno de ser escolhido do que muitas riquezas.
Através de sua marca, seus clientes identificam seu produto ou serviço e o distinguem de seus concorrentes, assim como os atributos técnicos, psicológicos e funcionais que o definem são percebidos através de sua marca.
Um nome único e forte é facilmente encontrado em buscas no Google, Facebook, Instagram, LinkedIn (em alguns casos) e outras redes sociais e sites.
A escolha do nome é um passo muito delicado e deve ser realizado com muita cautela, antes de criar o logotipo, as redes sociais e o site, deve-se realizar uma busca detalhada do nome para saber se não é marca registrada de outra empresa.
A simples busca na junta comercial, e a abertura do CNPJ, não são suficientes, a busca deve ser realizada no órgão responsável pelo registro de marcas no Brasil, o INPI (Autarquia federal ligada ao Ministério da economia).
A utilização de marca já registrada pode ser considerada crime de concorrência desleal, e se comprovado, pode levar a empresa a sofrer processos, perder todo o investimento na marca e ter que pagar indenizações altíssimas.
(A busca gratuita de seu nome pode ser solicitada clicando AQUI).
Passo 3 – Registrar a marca:
Após realizar a pesquisa de mercado, definir um nome disponível pelo INPI, e criar um logotipo, o próximo passo é registrar sua marca imediatamente, pois, com a divulgação da marca sem o registro, existe o grande risco da mesma ser copiada e registrada por outra empresa.
No Brasil, como foi dito nesse artigo, a autoridade máxima em registro de marcas é o Instituto Nacional da Propriedade industrial ou INPI, uma autarquia federal ligada ao ministério da economia, o INPI é responsável por regular a propriedade industrial, social, econômica, jurídica e tecnicamente, registrando marcas, patentes, contratos de franquia e licença entre outros serviços relacionados.
O registro confere ao titular da marca o direito total de uso no segmento onde atua, podendo impedir que outras empresas utilizem o nome sem sua expressa autorização, o registro é muitas vezes negligenciado por algumas empresas, pois, muitos imaginam que o simples registro na junta comercial, o CNPJ, ou o registroBR (domínios), são o suficiente para proteger a marca, e acabam perdendo o nome quando outra empresa o registra, e como consequência, todo o investimento em criação de marca, logotipo, redes sociais, site, uniformes e fachada da empresa, são perdidos trazendo um grande prejuízo.
Para que tenha a segurança de investir no fortalecimento de sua marca esse passo não pode ser negligenciado, o registro é um processo que dura aproximadamente 8 meses e requer bastante atenção em cada etapa, porém com uma assessoria especializada em registro de marca não há preocupações.
(Para saber mais sobre o processo de registro, clique AQUI)
Passo 4 – Presença online:
Com a ascensão constante das redes sociais, a presença online deixou de ser um diferencial e passou a ser pré-requisito, independente do segmento, a marca que não tem presença online está fadada ao fracasso.
Facebook, Instagram, LinkedIn (em alguns casos), são imprescindíveis para a construção de uma marca forte, porém só a criação não é o suficiente, é necessário ter uma gestão eficiente do conteúdo, com posts que façam sentido ao seu público alvo, sempre com linguagem acessível e com o planejamento adequado, o foco não é só vender, é garantir a visibilidade e a credibilidade da marca, conversando com a persona de seu cliente, mostrando as dores do público alvo e como seu produto ou serviço pode saná-las.
Outra grande forma de aumentar a credibilidade de sua marca é o site, afinal, quem nunca procurou no Google informações sobre uma empresa antes de fechar um serviço ou comprar um produto?
O site deve ser limpo e moderno, apresentar a paleta de cores que representa sua marca, e o conteúdo deve ser atrativo ao seu público alvo, o cliente deve ter acesso fácil as informações de contato da empresa e estratégias de *SEO (Search Engine Optimization) devem ser utilizadas para melhorar os resultados do site em ferramentas de busca.
O blog é importantíssimo, principalmente para empresas de serviços puros, pois através dele é demonstrado o conhecimento que a empresa possui no mercado onde atua, com a possibilidade de servir de referência de consulta para seu público alvo, também é criada a autoridade da marca. O blog também ajuda no ranqueamento de seu site nas buscas do Google.
Por fim, criar uma marca forte é essencial para se manter no mercado e deve ser a principal estratégia de crescimento, pois uma marca conhecida, trará credibilidade à sua empresa e lhe proporcionará longevidade no mercado e crescimento orgânico.
Lembre-se: “Pessoas não buscam ou compram serviços e produtos, mas sim marcas”!
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*SEO (Search Engine Optimization, Otimização para mecanismos de busca): é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca gerando conversões, sejam elas, um lead, uma compra, um envio de formulário, agendamento de consulta e outros.